banner

                        Programa de Formação Continuada para                          Professores do Ensino Médio

PROFCEM

 

 

Vivemos uma época em que grande parte dos nossos jovens não dá muito valor ao saber. Em particular, o interesse pela Ciência é pequeno. É uma situação preocupante, pois cada vez mais o conhecimento se torna o maior ativo que um cidadão pode ter. Esse fenômeno tem diferentes causas. Uma delas, no que diz respeito à Física, é o fato de o currículo se limitar à Física dos séculos XVIII e XIX. Os avanços científicos alcançados ao longo dos últimos 120 anos seguem restritos a uma pequena parcela de profissionais acadêmicos.

 

          Nós, do CBPF, queremos unir esforços com professoras e professores, que vivem o dia a dia das salas de aula, para elaborar estratégias visando a incluir a Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. É possível que a introdução em sala de aula do conhecimento mais atual sobre a estrutura da matéria, sobre a gravitação e os fenômenos quânticos, entre outros temas, possa despertar um maior interesse de alunas e alunos em Ciências.

 

          Os pesquisadores têm um papel a desempenhar na transmissão do conhecimento. A nós cabe, por exemplo, produzir material didático sobre a Física do século XX e XXI, voltado tanto para os  alunos como para os professores. O PROFCEM é um programa que tem por objetivo trabalhar em conjunto com professoras e professores, buscando alternativas para tornar o ensino de Física mais atraente. Estamos nos organizando com o intuito de formar uma rede nacional de professoras e professores de Física, o que possibilitaria uma disseminação maior dos avanços mais recentes e um compartilhamento de experiências bem sucedidas.