banner

Programa de Formação Continuada para

Professores do Ensino Médio - PROFCEM

 

 

 

Desde o início da civilização, as escolas são o meio privilegiado para a transmissão do conhecimento, e os professores são os atores principais. Mas quem já esteve em sala da aula conhece o tamanho do desafio, sobretudo nessa época em que grande parte dos nossos jovens não dá muito valor ao saber.  É uma situação preocupante, pois cada vez mais o conhecimento se torna o maior ativo que um cidadão pode ter. O interesse pela Ciência, em particular, ainda é muito pequeno.

 

A Física moderna e contemporânea modificou radicalmente a forma de ver o mundo, e é estratégico para o futuro da sociedade que o conhecimento adquirido nos laboratórios seja disseminado. Abordar em sala de aula temas ligados à Física Quântica, Teoria da Relatividade, Astrofísica, entre outros, pode contribuir para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. Não seria uma tarefa simples, pois o currículo atual é restrito e o tempo disponível é pequeno. No entanto, se não forem incorporadas ao currículo escolar, o conhecimento e as conquistas científicas alcançadas ao longo dos séculos XX e XXI seguirão restritas a uma pequena parcela da sociedade.  

 

Os pesquisadores têm um papel a desempenhar na transmissão do conhecimento. A nós cabe, por exemplo, produzir material didático sobre a Física do século XX e XXI em linguagem acessível, voltado  para os  alunos, bem como fornecer material de apoio para os professores e mantê-los atualizados sobre os avanços recentes. Nós, do CBPF, queremos unir nossos esforços com os de professoras e professores, que vivem o dia a dia das salas de aula. O PROFCEM é um programa voltado para professoras e professores do Ensino Médio, com o objetivo de, juntos, buscarmos alternativas que tornem o ensino de Física menos assustador e mais atraente. Nossa ideia é formar um fórum nacional de professoras e professores que permita compartilhar experiências bem sucedidas em escolas no Brasil, discutir uma reformulação do currículo de Física e debater estratégias para abordar os temas atuais da Física em sala de aula, ou outras formas de despertar a curiosidade dos jovens sobre a Natureza.

 

O evento deste ano ocorrerá dos dias 21 a 25 de julho e será totalmente online. Para participar, basta se inscrever gratuitamente. Próximo ao evento, os inscritos receberão um link para as atividades.

 

Para mais informações, entre em contato pelo endereço alberto@cbpf.br